PUBLICIDADE
Notícias

Cientistas iniciam voo espacial para descrobrir vida extraterrestre

Através da presença de água e à uma distância de cinco mil metros do planeta Saturno, os estudiosos da Nasa iniciaram nesta quarta mais um operação de pesquisa

11:57 | 29/10/2015
NULL
NULL

A busca por vida fora do planeta terra ainda é um dos principais questionamentos dos cientistas norte-americanos. Nesta quarta-feira, 28, por volta das 15h (horário de Brasília) a sonda Cassini deu início a um voo rasante sobre a superfície da 'Enceladus', a lua do planeta Saturno que constantemente vêm dando expectativas aos estudiosos.

Durante a passagem pelo planeta, a sonda irá passar a cerca de cinco mil metros de altura, distância considerada muito próxima para os astronautas. A intenção do voo tão próximo é a de identificar alguma vida na atmosfera. Para isso, os pesquisadores irão tentar analisar os jatos d'água para comprovar a teoria.

Nas últimas décadas, a Lua de Saturno vem dando o que falar com a questão de vida extraterrestre. De acordo com os cientistas da Nasa, este é o planeta com mais probabilidade de se ter algum tipo de vida fora da Terra.

Segundo o cientista da Nasa, Curt Niebur, alguns estudos 'comprovam' que o planeta possui um enorme oceano debaixo de gelo."Enceladus não é apenas um mundo d'água. É um mundo que pode proporcionar um meio ambiente habitável para a vida como conhecemos. Vamos ter a chance de mergulhar mais profundamente nos jatos vindos do polo sul. E poderemos coletar a melhor amostra já obtida de um oceano extraterrestre", afirma Curt Niebur.

[FOTO2] 

Procedimento

Os pesquisadores irão usar as moléculas de hidrogênio presente no planeta para tentar detectar os sinais de vida. Além da água presente no planeta, outro fator que pode contribuir para vida extraterrestre a existência de respiradouros quentes no fundo dos grandes oceanos.

De acordo com um dos cientistas responsável pelo processo do voo, a intenção também está sendo baseada na existência de bactérias no ambiente. Caso seja comprovada a presença delas nesse ambiente, existe uma grande possibilidade de obter novas vidas.

 

Redação O POVO Online

TAGS