PUBLICIDADE
Notícias

Brasil tem nota de dívida soberana reduzida

O rebaixamento reflete aumento na carga de endividamento público do País. Agência de classificação não descarta nova baixa

13:15 | 15/10/2015

A agência de classificação financeira Fitch reduziu nesta quinta-feira a nota da dívida soberana do Brasil de "BBB" para "BBB-", último grau de investimento em seu ranking, depois de medidas semelhantes anunciadas por Standard and Poor's e Moody's.

"O rebaixamento da nota reflete o aumento da carga de endividamento público do Brasil, o crescente desafio de consolidação fiscal e uma piora do panorama de crescimento econômico", afirma a Fitch em um comunicado publicado em Nova York.

[SAIBAMAIS2]A Fitch acompanhou a decisão com uma "perspectiva negativa", o que significa que não descarta um novo rebaixamento dos títulos da dívida pública do país. A nota "BBB-" é a última do grau de investimento dentro da classificação da Fitch. Um novo corte deixaria os títulos da dívida soberana do Brasil no patamar especulativo.

O Brasil, a sétima maior economia do mundo, enfrenta uma recessão e uma grave crise de governabilidade, com a presidente Dilma Rousseff tentando sobreviver a um gigantesco escândalo de corrupção e pagamento de subornos que envolvem a Petrobras e vários políticos do Partido dos Trabalhadores (PT). Principal economia da América Latina, o país está no quinto ano de crescimento baixo ou nulo.

Analistas esperam uma contração do PIB de 2,44% para o ano. O governo também luta contra o avanço da inflação e do desemprego, assim como a desvalorização do real.

AFP 

TAGS