PUBLICIDADE
Notícias

Áustria permite uso de skate voador do filme De Volta para o Futuro 2

Na Áustria, Ministério do Transporte autoriza uso de protótipo em áreas determinadas

13:15 | 20/10/2015
NULL
NULL

O Hoverboard, o skate voador imaginado no filme "De Volta para o Futuro 2", ainda é um protótipo de laboratório, mas a Áustria já autorizou seu uso. O anúncio foi feito pelo Ministério dos Transportes nesta terça-feira, 20, véspera do dia em que este filme de 1989 se passa.

Considerado um "veículo de pequeno porte para uso fora da calçada", pode ser utilizado livremente "nos locais onde um patinete é usado", como consta no comunicado. O ministério estaria interessado ainda em garantir aos usuários uma "segurança jurídica" na questão.

Segundo a AFP, o Hoverboard pode ser usado nos lugares reservados para esse fim, como as pistas de skate, mas também em algumas ruas, principalmente de pedestres, afirmou o ministério. A única restrição é que seu uso não represente "nenhum incômodo ou perigo para os usuários ou para o tráfego".

A regulamentação é mais restritiva para o modelo conhecido como "Pit Bull", propulsado por pequenos foguetes, explicou o ministério. Para circular com ele é necessária uma licença especial de piloto e uma autorização de voo, assim como uma permissão de embarcação caso o aparelho seja usado sobre a água.

Em agosto, a Lexus, montadora de carros de luxo, anunciou o skate flutuante em um vídeo divulgado na internet no qual o skatista profissional Ross McGouran aparece sobre um hoverboard flutuante. O veículo cria um campo magnético que permite elevar-se graças a supercondutores resfriados com hidrogênio.

Os testes foram realizados na Espanha, com um sistema de ímãs no skate-park que cria o campo magnético necessário para que o deslocamento ocorra sem tocar o chão.

Redação O POVO Online 

TAGS