PUBLICIDADE
Notícias

Após Hungria fechar fronteiras, refugiados seguem em massa para Eslovênia

19:20 | 17/10/2015
Depois de a Hungria ter fechado sua fronteira com a Croácia no começo deste sábado, milhares de migrantes, incluindo mulheres e crianças, acabaram redirecionando seu curso da região oeste da Croácia para a fronteira com a Eslovênia.

Segundo a agência das Nações Unidas para refugiados (UNHCR), a Eslovênia tem capacidade para receber cerca de 7 mil pessoas por dia. Mas representantes do governo local afirmam que permitirão a entrada de até 2,5 mil migrantes por dia. Novos grupos só obterão permissão para ingressar no país após refugiados que tiverem chegado antes deixarem o território.

O pequeno país da União Europeia tem capacidade limitada para receber o grande contingente de pessoas que tem chegado a seu território com a intenção de seguir para nações mais ricas do bloco, como Alemanha, Áustria ou Suécia. A população da Eslovênia é de aproximadamente 2 milhões de pessoas.

Diversos ônibus com refugiados vindos da Croácia chegaram à fronteira da cidade eslovena de Petisovci neste sábado. À tarde, um trem levou até a cidade mais 1.800 pessoas. A polícia local afirmou que, após serem registrados, a maioria deve ser transferida para a fronteira da Áustria.

Mais cedo, o ministro de Interior da Croácia Ranko Ostojic declarou que a decisão da Hungria de fechar sua fronteira pode causar "um efeito dominó e problemas para todos os países que estão na rota migratória".

Mais de 383 mil refugiados entraram na Hungria este ano, a maioria com destino à Alemanha e outros países da Europa Ocidental. Desde 15 de setembro, o país reforçou sua fronteira com a Sérvia, o que levou a onda de refugiados a se dirigir à Croácia, para então chegar à Hungria. Autoridades da Croácia, por sua vez, afirmaram que se a Eslovênia fechar suas fronteiras com a Croácia, o país fechará sua fronteira com a Sérvia.

Hoje, o governo da Eslovênia informou que vai reforçar os controles nas fronteiras e criar pontos de entrada para imigrantes, a fim de gerenciar o fluxo de pessoas. Esta posição será mantida, segundo autoridades do país, desde que Áustria e Alemanha mantenham suas fronteiras abertas. Fonte: Associated Press

TAGS