PUBLICIDADE
Notícias

Warner perde direitos de "Happy Birthday"

13:25 | 23/09/2015
Já se pode cantar "Happy Birthday", a versão originial em inglês do nosso "Parabéns a você", sem correr o risco de cometer algum delito, após um juiz federal de Los Angeles decidir na terça-feira que a canção é de domínio público. Desta forma, a gravadora Warner Chappell Music não possui "os direitos autorais da letra" da canção, decidiu o juiz George King.

A decisão acaba com uma batalha jurídica contra a Warner empreendida há dois anos por um músico e uma cineasta que realizavam um filme sobre a famosa canção. Warner exigiu o pagamento de 1.500 dólares para ceder o direito de reproduzir "Happy Birthday" no filme.

Mas Rupa Marya e Robert Siegel argumentaram que a música, que data do século XIX, é de domínio público. Em resposta, a Warner, que comprou "Happy Birthday" em 1988 da companhia que garantia ser a proprietária da canção, afirmava que tinha seus direitos desde 1935.

"Happy Birthday" é a canção mais popular do mundo, segundo o livro Guinness dos Recordes. Originalmente, foi escrita para escolas infantis e se chamava "Good Morning to All" (Bom dia a todos). Foi traduzida para 18 idiomas, incluindo o português, sob o título "Parabéns a você".

A Warner não respondeu aos contatos da AFP para comentar a decisão judicial.

AFP
TAGS