PUBLICIDADE
Notícias

Turquia inicia operação contra rebeles curdos no Iraque, pela 1ª vez desde 2011

11:20 | 08/09/2015
Forças terrestres da Turquia atravessaram a fronteira para o norte do Iraque nesta terça-feira pela primeira vez desde 2011 em uma operação de curto prazo contra os rebeldes curdos, com jatos turcos realizando mais ataques aéreos contra acampamentos rebeldes na região, disse uma autoridade do governo turco.

Mais cedo, uma bomba atribuída aos rebeldes, matou 14 policiais no leste da Turquia que escoltavam autoridades aduaneiras, que iriam atravessar a fronteira entre a Turquia e o

enclave azerbaijano de Nakhchivan após o sequestro de um grupo de autoridades aduaneiras por rebeldes curdos. As autoridades foram libertados ilesos nesta terça-feira.

As tropas cruzaram a fronteira como parte de uma perseguição de rebeldes pertencentes ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão, ou PKK, que estavam envolvidos em um ataque a bomba

que matou 16 soldados no domingo, disse a autoridade do governo. Este foi o ataque mais mortal contra as forças de segurança turcas desde a retomada dos combates em julho.

"Esta é uma medida de curto prazo destinado a impedir a fuga os terroristas", disse a autoridade sob condição de anonimato.

O funcionário não disse quantos soldados atravessaram a fronteira para o Iraque ou quanto tempo a operação iria durar exatamente.

Os militares da Turquia têm realizado numerosos ataques aéreos e incursões terrestres

em território iraquiano em perseguição do PKK ao longo das últimas décadas, mas a invasão desta terça-feira foi a primeiro desde 2011 e veio em meio a um aumento acentuado da

violência entre o PKK e as forças de segurança.

A agência de notícias Dogan, citando fontes militares não identificadas, disse que dois

batalhões de forças especiais da Turquia atravessaram a fronteira.

O porta-voz do PKK disse à Associated Press que as forças turcas entraram por Zagros, uma área de montanhas na província de Dahouk, no Iraque. O porta-voz do PKK disse que não havia confrontos.

Mais cedo, a agência de notícias estatal Anadolu disse que jatos turcos haviam realizado ataques aéreos contra um grupo de rebeldes curdos, bem como acampamentos dos militantes no norte do Iraque. Ele disse que ao menos 40 rebeldes morreram na operação. A Anadolu disse que 53 aviões estavam envolvidos nos ataques.

Protestos denunciando o PKK começaram em várias cidades da Turquia na segunda-feira, logo após os militares anunciarem as mortes de 16 soldados. Fonte: Associated Press.

TAGS