PUBLICIDADE
Notícias

Turquia endurece regras para imigrantes da Síria

14:30 | 23/09/2015
Conforme mais imigrantes transitam por terra entre a Turquia e a União Europeia, Ancara começa a fazer valer regras restringindo as viagens para os sírios, em parte pelo temor sobre como o fluxo está afetando a imagem do país, segundo um documento do governo obtido pela Associated Press e entrevistas com autoridades e imigrantes.

Até agora, as medidas parecem voltadas somente para impedir que os imigrantes cheguem à cidade fronteiriça turca de Edirne, onde centenas deles buscam avançar até a fronteira com a Grécia. Mas um acadêmico disse que isso é um indício de um esforço mais determinado do governo turco para controlar o fluxo de imigrantes em busca de refúgio.

"No caso dos sírios, é a primeira vez que se trata de restringir seu movimento", disse Ahmet Icduygu, diretor do Centro de Estudos de Imigração da Universidade Koc, em Istambul. "Estão tomando medidas drásticas."

Um documento do Ministério do Interior, datado de 29 de agosto, diz que as autoridades consideram que "os sírios estão tentando chegar a outros países ilegalmente através de nosso país representam uma ameaça à ordem pública e à segurança pública e estão afetando negativamente a imagem de nosso país internacionalmente".

A determinação ordena que sejam revisados os documentos dos sírios na entrada e na saída de cada província e instrui as agências envolvidas no assunto que digam às companhias de transporte que os sírios não têm autorização para deixar sem permissão as províncias em que estão registrados. O documento se refere somente aos sírios, a maioria absoluta dos 2 milhões de refugiados na Turquia.

O efeito da ordem, cuja autenticidade foi confirmada por dois funcionários, foi que centenas de sírios que tentavam chegar a Edirne na semana passada ficaram dias nas proximidades da estação rodoviária no lado europeu de Istambul. Centenas de pessoas, em sua maioria sírios, acamparam durante dias em uma mesquita próxima e em seus arredores, muitos deles dormindo ao ar livre ante uma barreira policial.

A maioria não entendia a negativa das companhias de ônibus na venda de passagens. Três gerentes de empresas confirmaram que tinham instruções para não vender passagens para sírios. No domingo, um deles disse que as regras haviam sido relaxadas.

Ancara tem sido extraordinariamente generosa com os sírios, desde o início da guerra civil no país vizinho. A Turquia mantém cerca de 2 milhões de refugiados, bem mais que os países europeus somados. Fonte: Associated Press.

TAGS