PUBLICIDADE
Notícias

Turquia: ataque deixa 16 soldados mortos e seis feridos, diz Exército

12:50 | 07/09/2015
O Exército da Turquia informou nesta segunda-feira que 16 soldados foram mortos e outros seis ficaram feridos em um ataque de rebeldes curdos contra as tropas no sudeste da Turquia. O ataque ocorrido no domingo foi o mais mortífero contra as tropas turcas desde que o recrudescimento dos combates entre os rebeldes e as forças de segurança do país eclodiu em julho, quebrando um processo de paz.

Rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, ou PKK, detonaram artefatos explosivos improvisados perto da aldeia de Daglica, na província de maioria curda do Hakkari no domingo, tendo como alvo soldados que viajavam em um comboio. O ataque, ocorrido perto do encontro entre as fronteiras da Turquia, Irã e Iraque, levou os militares a lançarem operações aéreas contra dezenas de alvos do PKK.

Um comunicado militar informou que três jatos F-4 e quatro F-16 estavam realizando operações contra alvos do PKK desde domingo. Seis cavernas, duas instalações de armazenagem, três abrigos e 12 armas antiaeronaves foram atingidas durante a operação aérea.

A declaração apontou que nenhum dos seis soldados feridos estava em uma condição com risco de vida. Mais cedo, Firat News, um site próximo aos rebeldes, afirmou que 32 soldados foram mortos na emboscada. Segundo a publicação, os rebeldes não tinha sofrido quaisquer baixas.

O conflito renovado entre o PKK e as forças de segurança já matou cerca de 200 pessoas desde julho, incluindo cerca de 85 soldados e policiais. Os combates afetaram o processo de paz com os curdos.

O PKK, que tem lutado pela autonomia curda no sudeste da Turquia, é considerado um grupo terrorista pelos Estados Unidos, União Europeia e Turquia. Dezenas de milhares de pessoas morreram no conflito desde 1984. Fonte: Associated Press.

TAGS