PUBLICIDADE
Notícias

Tsipras quer maioria absoluta no Parlamento, apesar de eleição dura na Grécia

12:20 | 07/09/2015
O ex-primeiro-ministro da Grécia Alexis Tsipras, que renunciou no mês passado após uma rebelião de membros do seu partido de esquerda Syriza, disse nesta segunda-feira que ainda busca obter maioria absoluta no Parlamento na eleição do próximo dia 20, apesar de as pesquisas de opinião mostrarem uma disputa apertada com o conservador Nova Democracia.

"Nós estamos buscando uma maioria absoluta", comentou o político durante uma coletiva de imprensa na cidade de Tessalônica. Mesmo assim, ele afirmou que, se nenhum partido conseguir maioria absoluta e for preciso montar um governo de coalizão, isso vai ocorrer. "A Grécia terá um governo, porque ninguém quer ter a responsabilidade de deixar o país desgovernado", disse.

Tsipras assumiu o governo grego em janeiro deste ano, após prometer rejeitar as exigências dos credores internacionais por mais medidas de austeridade. Entretanto, depois de meses de duras negociações e um referendo sobre a proposta dos credores, o premiê acabou aceitando um novo pacote de resgate, já que os parceiros europeus cortaram o dinheiro e forçaram o sistema bancário grego a ficar fechado por quase um mês. O líder do Syriza acabou renunciando no mês passado, após uma rebelião de diversos parlamentares do seu partido, que se recusaram a aprovar novos cortes de gastos e aumentos de impostos exigidos pela troica.

A última pesquisa de opinião, publicada neste domingo, mostrou um Syriza com uma vantagem de menos de um ponto porcentual sobre o Nova Democracia, enquanto 11% dos eleitores se dizem indecisos. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS