PUBLICIDADE
Notícias

Taxas de mortalidade infantil caem pela metade em todo o mundo

Um estudo que deve ser publicado nesta quarta-feira, 9, apontou que 62 países dos 195 conseguiram reduzir os índices de mortalidade de crianças até cinco anos

11:24 | 09/09/2015
NULL
NULL
Depois de 25 anos a taxa de mortalidade de crianças até cinco anos de idade caiu mais da metade em pelo menos 62 países de todo o mundo. De acordo com os dados divulgados pelo instituto Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), os índices de mortalidade caíram em 53%. O estudo que divulga os resultados deve ser publicado na revista médica 'The Lancet' nesta quarta-feira, 9.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), nos últimos 25 anos a estatística de mortalidade infantil mundial foi reduzida de 12,7 milhões (1990) para 5,9 milhões (2015). Para a organização a redução se deu principalmente pelas medidas de combate à mortalidade infantil em todo o mundo.

Entretanto, o destaque do estudo se da ao continente africano. Conforme as análises, caso as taxas de mortalidade infantil dos anos 2000 na África permanecessem até hoje, mais de 48 milhões de pessoas já teriam morrido antes de atingirem os cinco anos de idade. Segundo a diretora-geral adjunta da Unicef, Geeta Rao Gupta, os novos números são significativos e merecem destaque. "Devemos reconhecer que grandes progressos foram feitos globalmente, especialmente desde os anos 2000", disse.
[VIDEO1]
Apesar da redução considerável em relação ao mundo, a mortalidade ainda apresenta dados elevados. Para a ONU, muitas crianças ainda continuam morrendo por causas que poderiam ser evitadas e a tendência para as novas metas é estipular a prevenção para essas mortes.

Redação O POVO Online
TAGS