PUBLICIDADE
Notícias

Taleban diz que paz no Afeganistão depende da saída de tropas estrangeiras

12:50 | 22/09/2015
O novo líder do Taleban, mulá Mohammad Mansour, divulgou uma mensagem à frente do grande feriado muçulmano de Eid al-Adha, dizendo que para a paz reinar no Afeganistão é necessário "acabar com a ocupação" no país por todas as forças estrangeiras, uma referência às tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Mansour também disse que todos os militares existentes e as ofertas de segurança entre o governo de Cabul e em outros países devem ser revogadas.

Sua mensagem provavelmente foi uma tentativa de Mansour, que foi recém-nomeado, de tranquilizar seus seguidores de que ele está mantendo a tradição de seu antecessor, o falecido mulá Omar, de divulgar mensagens antes do Eid al-Adha.

"Se o governo de Cabul quer acabar com a guerra e estabelecer a paz no país, deve acabar com a ocupação e revogar todos os militares e tratados de segurança com os invasores", disse Mansour em comunicado.

Mansour também pediu que o Taleban se una e ignore a "propaganda inimiga fútil" sobre a desunião entre suas filiais. Há ainda alguns comandantes talebans que se opõem à liderança de Mansour. Na semana passada, depois de quase dois meses de diferenças, a família do mulá Omar anunciou seu apoio a Mansour. Fonte: Associated Press.

TAGS