PUBLICIDADE
Notícias

Taleban captura mais da metade da cidade estratégica de Kunduz, no Afeganistão

11:00 | 28/09/2015
Centenas de homens armados do Taleban capturaram mais da metade da cidade estratégica de Kunduz, no norte do Afeganistão, nesta segunda-feira, incluindo um hospital, um

tribunal e outros edifícios governamentais. Enquanto isso, militantes travam uma intensa batalha contra as forças do governo para tentar capturar o restante da cidade, disse a polícia. Este é o primeiro avanço do grupo radical desde 2001, quando foi afastado do poder. A região também é disputada pelos militantes do Estado Islâmico.

Sayed Sarwar Hussaini, o porta-voz do chefe da polícia provincial, disse que os insurgentes invadiram mais da metade da cidade após lançar ataques coordenados hoje de manhã. A captura da cidade marcaria uma grande perda para o governo, que luta para combater os insurgentes sem o auxílio de tropas de combate dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O porta-voz do Ministério do Interior, Sediq Sediqqi, disse que os alvos do ataque eram a principal prisão e delegacia da cidade. Ele disse que o setor de inteligência das forças de segurança em Kunduz, que conseguiu afastar um grande avanço do Taleban no início deste ano, sabiam que um ataque estava sendo planejado.

"As forças de segurança em Kunduz foram preparadas para um ataque, mas não para um ataque de grandes proporções", disse ele, se referindo aos sucessivos ataques que ocorreram em 10 locais diferentes ao mesmo tempo.

A província de Kunduz está em uma encruzilhada estratégica que liga os quatro pontos do Afeganistão. Ela tem sido palco de ataques intensos de insurgentes desde abril e esta é a segunda vez que os talebans tentaram invadir a cidade. Fonte: Associated Press.

TAGS