PUBLICIDADE
Notícias

Sírios enfrentam dificuldades para deixar país com controles na Turquia

19:20 | 13/09/2015
Enquanto centenas de milhares de refugiados da Síria conseguem chegar à Europa e viram o centro de um debate sobre as políticas no continente, muitos outros sírios estão lutando apenas para sair de seu país. Países vizinhos têm aumentado controle sobre fronteiras para conter aqueles que tentam sair da Síria, país que, em seu quinto ano de guerra, já teve 250 mil mortos.

Forças de segurança da Turquia reforçaram o patrulhamento de estradas, buscando por veículos lotados de sírios que tenham atravessado a fronteira ilegalmente. Qualquer refugiado interceptado passa a noite na prisão e é enviado de volta à Síria pela manhã.

As medidas mais duras nas fronteiras levaram a uma queda no número de sírios que são oficialmente registrados como refugiados nos vizinhos Turquia, Jordânia e Líbano. Nos primeiros seis meses de 2015, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados registrou menos da metade do número de pessoas que haviam atravessado no mesmo período do ano anterior. A agência considera que esse é o resultado de uma combinação de números impressionantes de refugiados somado a preocupações sobre segurança e recursos financeiros insuficientes.

Os obstáculos mais recentes para os sírios que tentam fugir do país estão na Turquia, onde cerca de 2 milhões de refugiados foram registrados pelas Nações Unidas Em meio a preocupações sobre combatentes internacionais como os do Estado Islâmico estarem usando a Turquia como rota para suprimentos, o que no início deste ano era uma fronteira relativamente aberta se transformou numa faixa fortificada de terra guardada por tropas turcas armadas em quilômetros de trincheiras e cercas de arame farpado.

Em março, a Turquia fechou parcialmente seus dois últimos pontos de travessia com a Síria que ainda estavam operacionais diante do medo de que ataques de militantes pudessem atrapalhar as eleições de junho. O fechamento levou a uma forte queda no número de sírios entrando legalmente na Turquia.

Em janeiro, autoridades libanesas começaram a exigir pela primeira vez que Sírios obtenham visto para entrar no Líbano. Soldados jordanianos permitem agora que 40 a 50 sírios entrem no país diariamente, queda ante centenas por dia há cerca de dois anos, segundo informam entidades de direitos humanos.

Uma única travessia de fronteira entre a Síria e o Iraque permanece aberta e é agora controlada pelo governo curdo semiautônomo da região norte do país. O grupo extremista Estado Islâmico controla outros postos de fronteira entre a Síria e o Iraque. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS