PUBLICIDADE
Notícias

Rússia transfere seus primeiros caças para base aérea na Síria, diz Pentágono

17:10 | 18/09/2015
A Rússia transferiu os primeiros caças para sua base militar na Síria, de acordo com oficiais de Defesa dos Estados Unidos. O movimento levantou novas preocupações de que Moscou está se preparando para desempenhar um papel direto no apoio ao presidente sírio, Bashar al Assad, contra militantes do Estado Islâmico.

A chegada de pelo menos quatro aviões na base aérea de Latakia, na costa síria, foi detectada após o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, se reunir com o secretário de Defesa da Rússia, Sergei Shoygu, no primeiro encontro das autoridades neste ano.

Durante a conversa de 50 minutos, Shoygu disse que a atuação militar da Rússia na Síria é de "natureza defensiva", de acordo com um alto funcionário da Defesa americana.

"Os movimentos dos russos foram projetados para honrar compromissos assumidos com o governo sírio", afirmou o oficial.

Oficiais americanos disseram que não sabem como Moscou pretende usar os jatos, mas observaram que os caças soviéticos são projetos para realizar combates contra outros aviões.

A crescente atuação militar dos russos na Síria é uma preocupação para os EUA, que realizam frequentes voos de vigilância no país e ataques aéreos contra os militantes do Estado Islâmico. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS