PUBLICIDADE
Notícias

Países que não dividem valores europeus devem avaliar presença na UE, diz França

14:10 | 23/09/2015
O presidente da França, François Hollande, advertiu nesta quarta-feira o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, dizendo que os países que não compartilham os valores europeus deveriam reconsiderar sua presença na União Europeia. A declaração é dada no momento em que os líderes do bloco discutem como lidar com as mais de 500 mil pessoas que chegaram ao continente, oriundas de países em guerra como Síria, Iraque e Afeganistão.

"A Europa é uma comunidade de valores. Aqueles que não compartilham seus valores e princípios precisam questionar sua presença na UE", afirmou Hollande, ao ser questionado sobre as políticas de Orban.

A Hungria adotou uma posição dura em relação às dezenas de milhares de refugiados que desejam cruzar o país para chegar a outras áreas da UE. O governo húngaro se opôs na terça-feira ao plano do bloco para redistribuir os imigrantes, mas perdeu a votação. A meta da iniciativa é realocar 120 mil pessoas que buscam asilo, após chegarem à Grécia e à Itália.

Hollande disse que a decisão da terça-feira sobre o plano foi importante e que a França foi parte dela. Ele advertiu, porém, que a redistribuição de imigrantes deve vir acompanhada pela redistribuição de imigrantes, de controles mais fortes nas fronteiras e do registro de todos os imigrantes, para que os refugiados possam ser logo separados daqueles que buscam mudar de país apenas por razões econômicas e que, nesse caso, não têm o direito de continuar na Europa.

"Nós temos de ajudar os países onde os refugiados estão, para que eles não tentem chegar à Europa e arrisquem suas vidas", afirmou Hollande, ecoando declarações prévias da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, segundo a qual a comunidade internacional não apoiou como deveria campos de refugiados na Turquia, no Líbano e na Jordânia. O presidente francês disse que será alcançada a meta de mobilizar 200 milhões de euros (US$ 223,3 milhões) para o Programa Alimentar Mundial e para a agência de refugiados da Organização das Nações Unidas especificamente para campos de refugiados nesses países. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS