PUBLICIDADE
Notícias

Noruega intensifica policiamento na fronteira para coibir imigração ilegal

14:30 | 22/09/2015
O governo da Noruega disse nesta terça-feira que irá intensificar as patrulhas na fronteira em meio a uma onda de requerentes de asilo, em uma tentativa de limitar a imigração ilegal e o tráfico de seres humanos.

"Em uma situação com um aumento dos requerentes de asilo, é importante que as autoridades norueguesas resolvam o mais cedo possível o reconhecimento e a história de quem chega", disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anders Anundsen.

A Noruega recebeu 2.313 requerentes de asilo em agosto, aumento de 65% sobre o mês anterior e o maior fluxo mensal desde as guerras dos Bálcãs na década de 1990. O número continua subindo e outras 2.785 pessoas se inscreveram para a proteção de asilo durante as três primeiras semanas de setembro, cerca de metade deles da Síria.

A Direção da polícia norueguesa disse que haveria mais polícia nas fronteiras do país, e que as pessoas que tentarem entrar ilegalmente seriam barradas.

Autoridades norueguesas destacaram que o país continua a ser um membro da zona livre de Schengen e os cidadãos ainda estão livres para viajar para países em Schengen sem levar passaporte.

"É importante sublinhar que não se trata de restabelecer controles nas fronteiras sistematicamente", disse Anundsen. "Nem é a intenção de limitar o direito de procurar asilo na Noruega para as pessoas deslocadas".

O governo disse na sexta-feira que iria aumentar os gastos deste ano para US$ 28,03 milhões para elevar a sua capacidade de registrar e receber os requerentes de asilo. Fonte: Associated Press.

TAGS