PUBLICIDADE
Notícias

Navios da China entraram em águas dos EUA, mas cumpriram lei internacional

08:55 | 04/09/2015
Dirigentes do Pentágono afirmaram que pela primeira vez cinco navios chineses operando perto do Alasca nos últimos dias entraram em águas territoriais dos Estados Unidos, mas disseram que eles cumpriram a legislação internacional. O Ministério da Defesa chinês também confirmou pela primeira vez que os navios haviam partido do Mar de Bering para exercícios conjuntos com a Rússia no fim de agosto, mas disseram que a atividade era de rotina e não era voltada contra nenhum país em particular.

Funcionários dos EUA disseram anteriormente que estavam monitorando cinco navios na área, onde não haviam visto antes a Marinha chinesa operando. Eles não haviam informado, porém, quão perto as embarcações estavam do território norte-americano.

A atividade das embarcações, no momento em que o presidente dos EUA, Barack Obama, visitava o Alasca, lançou novo foco sobre a expansão do poderio naval chinês e as ambições do país. As embarcações não fizeram nada para ameaçar e transitaram nas águas territoriais norte-americanas de acordo com o princípio da "passagem inocente" da lei internacional, segundo fontes do Pentágono.

As cinco embarcações chinesas navegaram rápida e continuamente através das Ilhas Aleutas, respeitando a lei internacional, disse um porta-voz do Pentágono. As fontes dos EUA confirmaram que os navios chegaram a seguir 22 quilômetros para dentro das águas norte-americanas.

Pequim já reclamou algumas vezes que embarcações norte-americanas invadiram suas águas, ou mesmo por operarem em águas internacionais próximas, segundo analistas. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS