PUBLICIDADE
Notícias

Ministros de Relações Exteriores avançam em discussão sobre conflito na Ucrânia

15:00 | 13/09/2015
Os ministros de Relações Exteriores da Alemanha, França, Rússia e Ucrânia concordaram no último sábado com passos para trazer estabilidade para o leste da Ucrânia, mas as conversas mostraram que qualquer progresso permanece "difícil" e pode ser facilmente comprometido, afirmou o ministro alemão Frank-Walter Steinmeier.

"Posso dizer com alívio que essa reunião foi uma das que teve menos confrontos e uma das mais bem sucedidas", afirmou Steinmeier em um comunicado divulgado por seu escritório.

Os ministros concordaram que o cessar-fogo no leste da Ucrânia, que tem sido mantido por duas semanas, "precisa ser fortalecido e garantido" por um compromisso de retirar armas da zona de conflito. Acordos nesse sentido entre Ucrânia e Rússia, mediados pela Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), estão perto de serem concluídos, disse Steinmeier.

O ministro alemão disse ainda que planos estão sendo colocados em ação para que um acordo para retirada de armas leves e tanques seja concluído o quanto antes, possivelmente no próximo encontro do grupo. "Os dois lados não estão tão distantes", afirmou.

O grupo de ministros de Relações Exteriores também concordou com esforços para retirar minas terrestres da área, com apoio de acesso irrestrito da OSCE à zona de conflito.

Steinmeier afirmou ainda que houve significativo progresso em problemas políticos importantes como planos para eleições locais nas áreas controladas por rebeldes. Um grupo de trabalho independente vai desenhar um formato e uma agenda para as eleições, baseando-se em propostas que já estão na mesa, afirmou o ministro da Alemanha. O grupo de trabalho deve discutir rapidamente todas as outras questões sobre as quais ainda há divergência - como o caso do processo eleitoral e problemas constitucionais - baseando-se em propostas existentes.

As eleições locais no leste da Ucrânia devem ser realizadas até o final do ano, segundo os termos do acordo de cessar-fogo de fevereiro. A Ucrânia deve ter eleições em 25 de outubro, mas disse que não vai realizá-las nas áreas controladas por rebeldes por causa da contínua violência na região. Separatistas pró-Rússia disseram que eles iriam promover suas próprias eleições em meados de outubro ou fim de novembro.

Os ministros de Relações Exteriores concordaram ainda que há passos urgentemente necessários para prevenir uma repetição da crise humanitária do último ano na região. Os passos incluem garantir acesso a agências de ajuda humanitária e reconstruir prédios destruídos, afirmou Steinmeier.

O ministro alemão recebeu os ministros da Rússia, Ucrânia e França em Berlim na noite de sábado. Os quatro se reuniram para prepararem os temas de uma reunião entre os chefes de governo dos países marcada para o dia 2 de outubro em Paris. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS