PUBLICIDADE
Notícias

Ministro da Espanha diz que catalães podem perder nacionalidade

10:50 | 23/09/2015
Os 7,5 milhões de habitantes da Catalunha perderiam automaticamente sua nacionalidade espanhola, e consequentemente a europeia, caso o governo regional gerado na eleição local deste fim de semana decida declarar a independência, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García Margallo, nesta quarta-feira.

García Margallo disse que, quando alguém se separa de um país, perde os benefícios de pertencer a ele. Segundo o ministro, os catalães poderiam manter a nacionalidade espanhola após a independência ser revertida. A autoridade comparou o caso à situação da Argélia, que decretou sua independência da França em 1962 e, com isso, os cidadãos argelinos perderam a nacionalidade francesa e o direito à cidadania europeia.

Os nacionalistas catalães argumentam que a Constituição espanhola prevê que aqueles que possuem a cidadania espanhola podem mantê-la. Com isso, para eles seria possível continuar com a nacionalidade espanhola e também com os passaportes europeus.

Várias autoridades de Madri têm advertido os eleitores da região do nordeste espanhol, poderosa economicamente, antes da votação do domingo. Os partidos pró-secessão pretendem estabelecer a independência até 18 meses depois da votação, caso consigam a maioria das 165 cadeiras do Parlamento regional. A maior parte das pesquisas prevê que os separatistas terão a maioria das cadeiras, mas sem a maioria absoluta dos votos. Com isso, pode haver mais dúvidas sobre uma eventual secessão.

Na segunda-feira, o Banco Central da Espanha disse que a Catalunha seria imediatamente retirada da União Europeia e da zona do euro, caso a independência seja declarada. Associações bancárias espanholas também advertiram para os riscos.

Os líderes separatistas insistem que conseguirão encontrar uma maneira de garantir uma Catalunha independente e continuar usando o euro. O governo espanhol descartou qualquer possibilidade de que a região se torne independente, dizendo que isso seria inconstitucional. A Catalunha, cuja capital é Barcelona, representa 18% da produção econômica espanhola. Pesquisas mostram que os catalães apoiam em peso um plebiscito sobre a secessão, mas estão quase divididos sobre a independência. As pesquisas mostram que eles são contrários à separação, se isso significar deixar a União Europeia. Fonte: Associated Press.

TAGS