PUBLICIDADE
Notícias

Mais de 522 mil imigrantes já chegaram à Europa neste ano

10:25 | 29/09/2015
A Organização Internacional de Migração (OIM) afirmou que um número recorde de imigrantes cruzou o Mediterrâneo na direção da Europa neste ano. Até a terça-feira, o organismo informou que 522.124 pessoas haviam viajado por mar para chegar ao continente em 2015.

Do total, 388 mil pessoas entraram através da Grécia. Mais de 175 mil pessoas do total vieram da Síria, a maior fonte de refugiados. O recorde anterior havia sido registrado em 2014, com 219 mil pessoas.

A OIM estima que 2.892 pessoas tenham morrido ao tentar fazer a viagem, a maioria delas tentando chegar a Itália a partir do norte africano. O presidente da França, François Hollande, disse que a Europa era "muito lenta" para perceber a gravidade da violência na Síria e no Iraque. Segundo ele, os países da União Europeia precisam agora trabalhar para integrar os centenas de milhares de refugiados que chegam às costas europeias. O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que "os refugiados merecem nossa solidariedade".

Autoridades francesas disseram que um imigrante iraquiano de 20 anos, que aparentemente tentava passar pelo Canal da Mancha para chegar ao Reino Unido, foi encontrado morto em um caminhão. Um caminhoneiro húngaro localizou o homem, quando inspecionava sua carga no porto de Calais. Fontes oficiais disseram que a vítima viajava com dois outros membros da família, que não se feriram. O jovem iraquiano foi a 12ª pessoa a morrer ao tentar cruzar o Canal da Mancha desde junho, segundo as autoridades. Milhares de imigrantes oriundos de Síria, Iraque, Sudão, Eritreia e outros países vivem em abrigos sujos na região de Calais. Fonte: Associated Press.

TAGS