PUBLICIDADE
Notícias

Líderes da UE reúnem-se em cúpula de emergência sobre migrações

Os mais recentes números fornecidos pela Organização Internacional das Migrações apontam para a chegada de 467.153 migrantes e refugiados à Europa desde o início do ano pelo Mar Mediterrâneo

07:49 | 23/09/2015
NULL
NULL

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se nesta quarta-feira, 23, em Bruxelas numa cúpula extraordinária para debater soluções à maior crise migratória registada na Europa desde a 2ª Guerra Mundial.

Depois do acordo sobre a distribuição de 120 mil refugiados, ontem (22), apesar da oposição de países do Leste europeu, os dirigentes europeus deverão, nesta quarta-feira, esforçar-se por tentar resolver a origem do drama dos migrantes e propor soluções conjuntas.

Antes da reunião de emergência, a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, participam de uma reunião do grupo do Partido Popular Europeu (PPE, direita) no Parlamento Europeu.

Esta cúpula europeia é classificada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) como “a última oportunidade”.

Os mais recentes números fornecidos pela Organização Internacional das Migrações (OIM), divulgados na terça-feira em Genebra, apontam para a chegada de 467.153 migrantes e refugiados à Europa desde o início do ano pelo Mar Mediterrâneo, além de 2.870 mortos ou desaparecidos.

À Grécia, chegaram este ano 336.968 (cerca de 175 mil são sírios e 50 mil, afegãos) e na Itália entraram 127.266 (cerca de 30 mil procedentes da Eritreia, 15 mil da Nigéria e 6 mil da Síria).
Croácia

Quase 9.000 migrantes entraram na terça-feira na Croácia, um número recorde desde que começaram a passar por este país da União Europeia, na semana passada, para seguir viagem rumo ao oeste do continente, anunciou o ministério do Interior.

Um total de 8.750 migrantes chegaram à Croácia na terça-feira, anunciou o ministério do Interior em um comunicado. Na última semana, mais de 44.000 refugiados, em fuga da guerra e da miséria no Oriente Médio e na África, entraram no país dos Bálcãs a partir da vizinha Sérvia.

 

Redação O POVO Online com

informações da Agência Brasil e AFP

TAGS