PUBLICIDADE
Notícias

Imagens de satélite mostram expansão militar da Rússia na Síria

15:00 | 22/09/2015
A Rússia está expandido sua presença militar na Síria, através do desenvolvimento de duas bases adicionais, mostra uma nova imagem de satélite vista pelo Wall Street Journal.

A expansão perto da costa mediterrânea é o mais recente sinal de que a Rússia está se preparando para injetar suas forças militares em uma guerra civil caótica, criando novos desafios para a coalizão liderada pelos Estados Unidos contra os militantes do Estado Islâmico.

As fotos registram a expansão de um depósito de armas e instalações militares ao norte de Latakia. Até recentemente, a atuação militar russa na Síria estava focada na base aérea no sul da cidade portuária. Moscou já havia transferido mais de duas dúzias de caças à base, além de drones, tanques, sistemas de defesa aérea, blindados e habitação para duas mil pessoas, de acordo com autoridades.

Oficiais norte-americanos têm criticado a Rússia pela escalada militar, que os líderes russos têm caracterizado como preparações para ajudar o regime de Bashar al Assad, de acordo com um oficial sênior defesa.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, assumiu a liderança em pressionar Moscou a desempenhar um papel construtivo na Síria, enquanto o secretário de Defesa Ash Carter lançou negociações preliminares destinadas a garantir que as forças americanas e russas não se chocam nos céus da Síria.

A Rússia não tem indicado que está preparada para trabalhar ao lado dos EUA contra os jihadistas. Moscou é um dos principais aliados da Síria e tem grandes interesses estratégicos no país, que oferece acesso vital ao Mar Mediterrâneo. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS