PUBLICIDADE
Notícias

Holanda apelará de ordem judicial para reduzir emissões de CO2

A secretária de estado destaca que o governo já está aplicando medidas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa

06:22 | 01/09/2015

O governo holandês anunciou nesta terça-feira que recorrerá da decisão de um tribunal, anunciada em junho, que ordenou ao Estado reduzir em 25% as emissões de gases do efeito estufa até 2020 em comparação com os níveis de 1990.

"Como não é possível descartar que a sentença tenha consequências em outros âmbitos é desejável que um tribunal de apelação examine a decisão", afirma a secretária de Estado para o Meio Ambiente, Wilma Mansveld, em uma carta ao Parlamento.

No texto, ela destaca, no entanto, que o governo já está aplicando medidas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Em 24 de junho, um tribunal de Haia ordenou ao Estado a redução, depois de uma demanda apresentada em abril por 900 holandeses contra o governo, apoiados pela ONG Urgenda, que luta pela preservação do meio ambiente.

Inicialmente, os demandantes pediam uma redução de 40%. De acordo com a imprensa holandesa, o governo está preocupado com a possibilidade deste tipo de decisão estabelecer jurisprudência para que outras organizações recorram à justiça em outros âmbitos políticos.

Na carta, a secretária Mansveld afirma que o "governo se questiona sobre a amplitude do controle dos juízes sobre as políticas futuras do Estado".

A comunidade internacional estabeleceu como objetivo limitar a dois graus centígrados o aumento da temperatura mundial em comparação à era pré-industrial.

 

AFP

TAGS