PUBLICIDADE
Notícias

Espanha investiga presidente da Catalunha por voto sobre independência da região

09:25 | 29/09/2015
O presidente regional catalão, Artur Mas, foi colocado sob investigação e convocado para depor em um tribunal, por seu papel na celebração no ano passado de uma consulta popular sobre a independência da Catalunha da Espanha.

A informação de que Mas foi colocado como investigado pela Justiça foi divulgada nesta terça-feira, dois dias após as eleições regionais vencidas pela coalizão dele, favorável à independência, que ficou com 62 dos 135 postos do Parlamento regional, mas ainda seis cadeiras atrás da maioria absoluta. Mas havia prometido iniciar um processo de secessão, caso conseguisse a maioria dos votos na disputa local. A coalizão dele venceu as eleições, mas não obteve mais de 50% dos votos.

Mas deve comparecer em 15 de outubro para falar à Justiça sobre o plebiscito de independência convocado em 9 de novembro de 2014, disse o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha. O plebiscito foi realizado, mesmo após o Tribunal Constitucional da Espanha decidir que ele fosse suspenso.

A promotoria espanhola acusa Mas de desobediência grave, prevaricação, malversação de recursos e usurpação de funções, bem como por obstrução judicial. Outros dois políticos catalães também são investigados no caso, a ex-vice-presidente de governo Joana Ortega e a conselheira de Ensino, Irene Rigau, pelo mesmo motivo. Fonte: Associated Press.

TAGS