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Escândalo da Volks não vai afetar imagem da Alemanha, afirmam especialistas

13:16 | 25/09/2015
Poucas nações têm uma reputação tão elevada como a Alemanha. Para especialistas, essa imagem construída ao longo de décadas é sólida e não será alterada pelo escândalo da Volks. A Alemanha já estava de bola cheia com a opinião pública mundial mesmo antes de a decisão de acolher dezenas de milhares de refugiados sírios ter recebido aclamação internacional. Há dois anos que a Alemanha ocupa o primeiro lugar numa pesquisa da BBC sobre os países mais populares do mundo. No mais recente índice Anholt-GfK Roper, que avalia 50 nações de acordo com a sua reputação em todo o mundo, a Alemanha tirou o primeiro lugar dos Estados Unidos. Assim, a reputação da Volkswagen certamente sofrerá danos devido à fraude nos níveis de emissão de poluentes de seus carros a diesel, mas não a reputação da Alemanha, opina Simon Anholt, criador e responsável pelo Índice de Países Anholt-GfK Roper. "Parte da cultura mundial" "Acho que duas das 50 crenças mais arraigadas da humanidade são, em primeiro lugar, a noção de que a Alemanha é amiga do meio ambiente e, em segundo lugar, de que a Alemanha estabelece e cumpre regras", afirma Anhold. "Isso é parte da cultura mundial." A Alemanha é percebida como um país líder na política ambiental, e sua indústria automobilística também faz parte disso, acrescenta Michael Mehling, diretor do Centro para Pesquisa de Energia e Política Ambiental do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA. "Temo que isso afete a percepção da indústria alemã, que tem uma reputação muito boa nos EUA e no mundo", comenta. "A Alemanha é uma história de sucesso!", elogia Nancy Neve, que trabalha em Tóquio como especialista em branding. Ela disse temer que o escândalo da Volkswagen afete negativamente o país. No Japão, a Alemanha é considerada um modelo, afirma. Empresa e país, duas coisas distintas Mas Anhold avalia que é baixo o risco de uma possível piora na imagem da Volks contaminar automaticamente outros setores. As pessoas nos EUA e em outros lugares sabem muito bem distinguir entre o comportamento e imagem de uma empresa e o do país do qual a empresa vem, avalia. "Pelo contrário, elas tendem a contrastar os dois e ver como o comportamento da Volkswagen contraria a reputação da Alemanha de país que respeita o meio ambiente e é cheio de cidadãos cumpridores da lei", acrescenta. Um único escândalo, mesmo um tão grande como a fraude nas emissões de poluentes descoberta nos Estados Unidos, simplesmente não é suficiente para prejudicar a imagem positiva da Alemanha no mundo, garante o especialista. "Isso não vai destruir a reputação da Alemanha mas, pelo contrário, vai confirmá-la. A imagem da Alemanha no mundo, como a de qualquer outra nação admirada, é um enorme patrimônio cultural", sublinha. Caso Toyota Nos últimos anos, o principal rival global da Volkswagen, a Toyota, sofreu uma perda de imagem similar, quando os japoneses foram obrigados, num gigantesco recall, a equipar novamente milhões de veículos dos Estados Unidos, devido a problemas de segurança. "E não houve impacto algum na reputação do Japão", lembra Anholt. "Há 12 anos eu meço o prestígio internacional de países em pesquisas anuais muito extensas, e sempre quando ocorrem tais incidentes, eles não afetam a reputação do país." Na opinião dele, a Alemanha levou décadas para construir a sua excelente fama em todo o mundo. "É praticamente impossível destruir rapidamente uma imagem construída de forma tão sólida a menos que seja descoberto que todas as montadoras alemãs burlaram os controles de emissões de gases poluentes, enquanto todos os outros países produtores de carros foram honestos." Autor: Michael Knigge (md)Edição: Alexandre Schossler
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