PUBLICIDADE
Notícias

Deputados brigam no Parlamento do Japão em votação sobre lei de envio de tropas

12:35 | 17/09/2015
Uma confusão no Parlamento do Japão nesta quinta-feira levou os deputados a se amontoarem uns sobre os outros, em meio a uma gritaria, depois que o partido governista realizou de surpresa a votação do projeto que permite, pela primeira vez em70 anos, o envio de tropas para combater no exterior. O projeto também amplia o papel do exército japonês, que desde a Segunda Guerra Mundial só atua em operações de apoio e defesa.

Os parlamentares da oposição, que foram pegos de surpresa, tentaram impedir fisicamente a aprovação do texto. Os Parlamentares subiram em cima do assento do presidente quando eles perceberam que algo estava acontecendo depois legisladores do partido governista se reuniram em torno dele para protegê-lo.

Como o caos se intensificou, os legisladores do partido no poder ainda em seus assentos levantaram-se para sinalizar o seu apoio à legislação.

O impasse legislativo é o mais recente desenvolvimento em anos sobre a forma como o Japão usa seus militares, uma questão central para o país desde que suas forças armadas foram derrotados na Segunda Guerra Mundial, há 70 anos.

Os projetos de lei iriam aliviar restrições sobre o que os militares podem fazer, uma questão altamente sensível em um país onde muitos se orgulham de ser pacifista no pós-guerra.

Um membro sênior da oposição disse mais tarde que o seu partido não iria aceitar a votação

porque o bloco governista tinha enganado.

"Você viu a cena. Nós não reconhecemos que houve um voto. Como você pode dizer o que aconteceu, o que o presidente estava chamando?", disse Tetsuro Fukuyama, líder do comitê para o Partido Democrático do Japão.

Se a votação for aceita, a legislação irá para a câmara alta do Parlamento para aprovação final. As leis foram aprovadas pelo mais poderoso na câmara baixa em julho.

"Apesar de ter sido lamentável que as leis tiveram que ser aprovada desta forma, elas

são absolutamente necessárias, a fim de proteger a vida e a felicidade das pessoas", disse Masahisa Sato, membro do comitê do partido governante, o Partido Democrata Liberal. "Estamos aliviados. Agora nós faremos o nosso melhor para aprovação dos projetos de lei na casa". Fonte: Associated Press.

TAGS