PUBLICIDADE
Notícias

Déficit orçamentário de Portugal em 2014 deve subir para 7,2% do PIB

15:50 | 23/09/2015
O déficit orçamentário de Portugal relativo ao ano de 2014 deve aumentar para 7,2% do Produto Interno Bruto (PIB), de uma estimativa anterior de 4,5%, porque o Novo Banco, que recebeu ajuda estatal, não foi ainda vendido, informou nesta quarta-feira a agência estatal de estatísticas.

Neste mês, o Banco Central de Portugal disse que estava suspendendo temporariamente a venda do Novo Banco, instituição criada a partir da falência do Banco Espírito Santo no ano passado, após não conseguir chegar a um acordo de preço com os potenciais compradores. Uma pessoa ligada ao assunto disse que a venda deve ser relançada no fim deste ano ou no início de 2016, dependendo das condições do mercado.

O Novo Banco recebeu 4,9 bilhões de euros (US$ 5,5 bilhões) de injeção de capital, incluindo 3,9 bilhões de euros do Estado português. Como parte do plano, o banco deveria ser vendido em até dois anos e o Estado português, ressarcido. As autoridades portuguesas disseram que esse ainda é o objetivo.

Para 2015, o governo de Lisboa prevê que o déficit fique no equivalente a 2,7% do PIB. A dívida do governo deve recuar para o equivalente a 125,2% do PIB, de 130,2% do PIB em 2014, segundo a agência de estatísticas do país. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS