PUBLICIDADE
Notícias

China e EUA anunciam acordo para prevenir ataques cibernéticos

16:40 | 25/09/2015
A China e os Estados Unidos anunciaram, nesta sexta-feira, um acordo para conter e desestimular os ataques cibernéticos que roubam registros corporativos para benefício econômico. O anúncio, feito durante a visita do presidente chinês, Xi Jinping, a Washington, vem em meio a um rápido aumento das violações virtuais.

Os dois países concordaram em cooperar de forma mais intensa nas investigações de crimes cibernéticos, além de criar um grupo de alto nível para combater esses tipos de ataque.

O acordo marca um avanço considerável no comprometimento dos países sobre o assunto, mas não ficaram claras as formas com que será aplicado.

Obama afirmou que tem feito progresso com Jinping por meio de negociações, e ressaltou que as autoridades norte-americanas monitorariam os oficiais chineses a fim de verificar se os ataques cessarão.

Por sua vez, o presidente chinês disse que ambos os países "devem reforçar o diálogo e a cooperação" em maneiras de prevenir os ataques. Como parte do novo acordo, os países vão realizar duas reuniões anuais para discutir questões relacionadas com a segurança cibernética.

Os presidentes não se entenderam sobre ataques virtuais para fins de espionagem. Obama ainda afirmou que durante uma reunião com o líder chinês, lhe foi dito que "com 1,3 bilhões de habitantes, não se pode garantir o comportamento de cada pessoa em solo chinês".

Ambos os presidentes pediram a criação de diretrizes internacionais sobre ataques cibernéticos. Obama afirmou que o progresso nessa área é necessário porque "as regras não estão bem desenvolvidas".

Um desafio para a proposta é o fato de que muitos países não querem revelar suas capacidades de guerra cibernética, o que inclui os EUA e a China. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS