PUBLICIDADE
Notícias

AIEA diz que investigação sobre o Irã deve terminar em meados de dezembro

11:30 | 07/09/2015
O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, afirmou nesta segunda-feira acreditar que uma investigação sobre as atividades nucleares passadas do Irã deve estar concluída até meados de dezembro, ainda que tenha reconhecido que "muito trabalho" ainda precisa ser feito, para lançar luz sobre ações anteriores de Teerã.

Durante entrevista coletiva em Viena, Amano notou que o Irã havia cumprido seu prazo de 15 de agosto para dar explicações por escrito sobre seus trabalhos anteriores na área nuclear. Ele afirmou que a AIEA analisa as informações, para enviar posteriormente questões sobre o assunto ao governo iraniano.

Pelo acordo fechado com as potências em julho, o Irã e a agência da Organização das Nações Unidas devem então manter um mês de negociações técnicas. O relatório sobre o assunto deve estar pronto para envio para o conselho de dirigentes da AIEA até 15 de dezembro.

A investigação é apontada como uma condição crucial para a retirada das sanções internacionais contra o Irã. O regime iraniano sempre negou que tenha mantido um programa para criar armas nucleares. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS