PUBLICIDADE
Notícias

A história migratória da Alemanha

Da chegada dos protestantes franceses no século 17 ao atual afluxo de refugiados, passando pelos trabalhadores convidados da Turquia: movimentos migratórios fazem parte da história alemã

13:17 | 18/09/2015
NULL
NULL
A chegada dos protestantes franceses no século 17, o movimento emigratório de alemães para os Estados Unidos, no século 19, e a imigração de trabalhadores poloneses, até a Primeira Guerra Mundial, mostram que movimentos migratórios sempre fizeram parte da história alemã.


Século 17: Guerras religiosas na Europa

Durante a Guerra dos Trinta Anos, muitas pessoas fugiram dos exércitos saqueadores. As atrocidades cometidas por tais tropas e a transmissão de doenças despovoaram regiões inteiras. Após a Paz da Vestfália, em 1648, muitos refugiados voltaram à sua terra natal. Príncipes alemães convidaram trabalhadores de toda a Europa para morar em suas terras com intuito de transformá-los em diligentes contribuintes.

Um dos maiores grupos era formado pelos protestantes franceses que fugiam das represálias do rei católico Luís 14. Por volta de 35 mil huguenotes se estabeleceram principalmente no norte da Alemanha.

Século 18 e 19: Diáspora alemã

Quebras de safra e fome em regiões de língua alemã obrigaram as pessoas a emigrarem. Entre 1688 e 1800, por volta de 750 mil alemães se mudaram para o leste e para o sul da Europa. Ao longo do século 19, o movimento migratório continuou a crescer, mas mudou de direção. Até o final do século 19, mais de 5 milhões de alemães emigraram para os Estados Unidos.

Final do século 19: Indústria atrai imigrantes

A fundação do Império Alemão, em 1871, acelerou a industrialização da Alemanha. Apesar da diminuição da emigração, a mão de obra não era suficiente.

 

A Alemanha se tornou novamente um país de imigração. Na véspera da Primeira Guerra Mundial, por volta de 1,2 milhão de imigrantes trabalhavam na Alemanha, provenientes principalmente da Polônia.

1918-1933: Caos da República de Weimar

As alterações de fronteiras após a Primeira Guerra Mundial forçaram a realocação de mais de 10 milhões de europeus. A Revolução de Outubro levou centenas de milhares de russos à Alemanha. Fugindo da turbulência interna política e econômica da República de Weimar, os alemães, por sua vez, emigraram para a América do Sul.

1933-1945: Deportação e emigração forçada

Centenas de milhares de pessoas vítimas de perseguição política fugiram do terror nazista entre 1933 e 1939, entre elas de 400 a 500 mil judeus que viviam na Alemanha. Durante a Segunda Guerra Mundial, foram empregados até 12 milhões de trabalhadores forçados na Alemanha. Um número ainda maior de pessoas no Leste Europeu foi perseguido ou deportado pelas tropas alemãs, que ali procuravam criar áreas de assentamento para o "povo alemão".

1945-1955: Realocação, expulsão, deportação

A partir de 1943, o feitiço virou contra o feiticeiro. Os alemães passaram a fugir do Exército Vermelho soviético. Nos anos do pós-guerra, por volta de 13 milhões de alemães foram sistematicamente expulsos de antigas regiões alemãs, que foram ocupadas e hoje não pertencem mais à Alemanha, mas também de outros países do Leste Europeu.

No total, a Segunda Guerra fez com que de 50 a 60 milhões de europeus por volta de 10% da população se tornassem refugiados, deslocados ou deportados.

1949-1961: Migração da Alemanha dividida


Com a fundação dos dois Estados alemães, a história migratória também se dividiu temporariamente. Comum a ambas foi o fato de que, a partir de meados da década de 1950, tanto a República Federal da Alemanha (RFA) quanto a República Democrática Alemã (RDA) empregavam trabalhadores estrangeiros. Assim, a antiga Alemanha Oriental tentava compensar, principalmente, a emigração de 2,7 milhões de pessoas para a RFA, até a construção do Muro de Berlim em 1961.

1949-1989: Migração contratual socialista


Entre 1966 e 1989, a liderança da RDA trouxe cerca de meio milhão de trabalhadores para o país. Os "trabalhadores contratados" vinham do Vietnã, do bloco soviético europeu, mas também de países socialistas irmãos, como Moçambique e Cuba. A permanência deles era temporária e o contato com a população da RDA não era desejável. Na época da Reunificação, cerca de 100 mil trabalhadores migrantes viviam no leste alemão.

1955-1973: Trabalhadores convidados e o milagre econômico

Para o seu milagre econômico, a então RFA precisava de muito mais força de trabalho. Entre 1955 e 1973, empresas e instituições do governo trouxeram por volta de 14 milhões de "trabalhadores convidados" de Itália, Marrocos, Turquia e outros países do Mediterrâneo para a Alemanha Ocidental. Desse total, por volta de 3 milhões permaneceram, trazendo posteriormente as suas famílias e criando assim um dos maiores grupos de alemães com origem estrangeira.

1973-2000: Chegam os repatriados


Mesmo após o fim do recrutamento de trabalhadores, em 1973, a população estrangeira na Alemanha aumentou de 4 para 5 milhões até 1989. O motivo foi o crescimento familiar dos trabalhadores convidados, mas também a entrada de um grupo de migrantes que só passou a chamar atenção após o fim da Guerra Fria: 3,3 milhões dos 4,5 milhões de repatriados, que hoje vivem na Alemanha, imigraram depois de 1987. Estes incluem, principalmente, os descendentes de colonos alemães da antiga União Soviética e da Romênia.

1990-2014: Mais guerra na Europa

O colapso do bloco soviético levou ao deslocamento em massa de refugiados para a Alemanha. Entre 1990 e 1993, foram feitos 1,2 milhão de pedidos de asilo no país. Após o endurecimento da legislação, em 1993, esse número diminuiu rapidamente. O maior grupo de solicitantes a quem foi concedido asilo tentava escapar da guerra civil que se seguiu ao desmantelamento da antiga Iugoslávia na década de 1990.

Com a livre-circulação de pessoas dentro da União Europeia, na década de 2000, aumentou o número de imigrantes do bloco. No total, entre 1991 e 2013, vieram 17 milhões de estrangeiros da União Europeia e países terceiros para a Alemanha.

2015: Refugiados bem-vindos

Solicitantes de refúgio da antiga Iugoslávia e da Albânia continuam a vir para a Alemanha em 2014 foram 30% de todospoliticamente seguros. Por conseguinte, é os requerentes. As suas chances de sucesso, no entanto, são baixas, já que seus países são considerados questionável se eles poderão permanecer na Alemanha.

O mais provável é que isso aconteça com centenas de milhares de refugiados da guerra civil da Síria e do Iraque, que formam atualmente o maior grupo entre os requerentes de asilo. Segundo dados oficiais, o governo alemão espera receber, este ano, 800 mil solicitantes de refúgio.

Autor: Jan D. Walter (ca)Edição: Rafael Plaisant

TAGS