PUBLICIDADE
Notícias

Venezuela fecha novos pontos da fronteira com a Colômbia

18:40 | 29/08/2015
A Venezuela fechou novos pontos da sua fronteira com a Colômbia neste sábado, aumentando a crise diplomática entre os dois países. Entre as quatro passagens bloqueadas está a ligação da cidade de Boca del Grita com Puerto Santander. Autoridades estimam que quase 8 mil colombianos deixaram a Venezuela ou foram deportados desde que a operação começou, há duas semanas. A Cruz Vermelha montou barracas de emergência no lado colombiano da fronteira.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, diz que as medidas fazem parte de uma estratégia mais ampla de combate ao tráfico de drogas e atividades paramilitares. A tensão diplomática entre Bogotá e Caracas começou no dia 19 de agosto, com o fechamento de algumas passagens fronteiriças por Maduro após um ataque de desconhecidos contra militares venezuelanos durante uma operação anti-contrabando no estado de Táchira, o qual Maduro atribuiu a "paramilitares colombianos".

As ministras das Relações Exteriores da Colômbia, María Ángela Holguín, e da Venezuela, Delcy Rodríguez, se reuniram na última quarta-feira na cidade colombiana de Cartagena, para tentar solucionar a crise, mas a tensão continua. Fonte: Associated Press.

TAGS