PUBLICIDADE
Notícias

Turquia irá se juntar à coalizão dos EUA contra o Estado Islâmico, diz Pentágono

19:40 | 25/08/2015
A Turquia e os EUA concluíram um acordo que permite a Turquia começar a atacar os alvos do grupo extremista Estado Islâmico no Iraque e na Síria, anunciou o Pentágono nesta terça-feira, mas autoridades disseram que não esperam que os ataques aéreos comecem imediatamente.

O acordo detalha como será a operação, que irá integrar a Turquia na campanha de ataque aéreo dos EUA contra o Estado Islâmico.

"Pode demorar alguns dias para colocar essas modalidades técnicas em operação", disse o secretário de imprensa do Pentágono, Peter Cook. "Acreditamos que a Turquia está comprometida com a total participação o mais rápido possível", acrescentou.

Os EUA estão ansiosos para a Turquia começar com os ataques aéreos contra os militantes do Estado Islâmico. A Turquia lançou uma série de ataques aéreos curtos contra alvos do Estado Islâmico no mês passado depois que concordou em desempenhar um papel maior na luta contra o grupo, inclusive permitindo os EUA a utilizar bases aéreas na Turquia para lançar tais ataques. Mas autoridades dos EUA pediram à Turquia que suspendesse os ataques até que seus aviões fossem trazidos sob proteção da coalizão liderada pelos Estados Unidos.

Enquanto os dois países trabalhavam nos detalhes, a Turquia lançou uma campanha aérea massiva contra militantes curdos no norte do Iraque e sudeste da Turquia, o que alimentou suspeitas entre algumas autoridades militares dos EUA de que a Turquia estava mais interessada em como atingir os combatentes curdos ao invés de atacar militantes do Estado Islâmico.

As autoridades turcas disseram no início deste mês que eles estavam mais preocupados com os combatentes curdos, que realizaram semanas de ataques mortais contra as forças de segurança da Turquia, do que sobre as forças do Estado Islâmico no outro lado da fronteira, na Síria. Fonte: Associated Press.

TAGS