PUBLICIDADE
Notícias

Turquia diz que grande luta contra o Estado Islâmico irá começar em breve

10:45 | 05/08/2015
Drones e aviões dos EUA começaram a chegar a base aérea de Incirlik, na Turquia, perto da fronteira com a Síria, para iniciar "em breve uma grande luta" contra os militantes do Estado Islâmico, disse o ministro de Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, nesta quarta-feira .

Autoridades norte-americanas disseram que as primeiras missões com drones armados fora da Turquia começaram no último final de semana e que os militares estavam planejando inserir aeronaves tripuladas na operação. Autoridades disseram que, até agora, nenhum dos drones tinha realizado ataques aéreos.

Falando aos jornalistas à margem de uma reunião em Kuala Lumpur, o ministro de Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, disse que a batalha iria começar em breve, mas não deu mais detalhes.

"Como parte do acordo alcançado com os Estados Unidos, temos feito grandes avanços sobre os aspectos técnicos do uso de Incirlik e as aeronaves dos EUA começaram a chegar", disse uma autoridade à agência estatal de notícias Anadolu. "Em breve vamos começar juntos uma extensa batalha contra o Estado Islâmico", acrescentou.

O ministro de Relações Exteriores da Síria afirmou, entretanto, que Damasco apoiaria os esforços contra o Estado Islâmico enquanto a luta for coordenada com o governo da Síria.

Desde o mês passado, a Turquia tem realizado ataques aéreos contra o Estado Islâmico, na Síria, e contra os curdos no Iraque.

Os comentários vieram após relatos de que membros do exército sírio, que passaram por um programa de treinamento dos EUA para combater os militantes do Estado Islâmico, haviam sido capturados pela Frente Nusra, braço da Al-Qaeda na Síria. Fonte: Associated Press.

TAGS