PUBLICIDADE
Notícias

Política e história têm papel importante para atuação monetária, diz BC da Índia

19:50 | 29/08/2015
A política e a história têm um papel importante para a atuação de política monetária, apesar de sua influência ser pouco estudada pelos economistas, afirmou neste sábado o presidente do banco central da Índia, Raghuram Rajan, durante o tradicional simpósio de Jackson Hole, nos EUA.

Ele citou que, nos casos em que o BC trabalha com metas de inflação, "o lado da banda da meta que será enfatizado depende de história e da economia política". Segundo ele, alguns pesquisadores argumentam que o foco dos EUA nos custos da inflação baixa e da deflação refletem, em parte, as quebras de empresas e fazendeiros nas décadas de 1920 e 1930. Já na Alemanha, a experiência com a hiperinflação no início do século passado "explica o foco no limite superior, ou seja, na necessidade de se proteger contra uma inflação elevada". Rajan também questionou se o envelhecimento populacional do Japão, e o grande poder político dos idosos, não ajudariam a explicar a tolerância com a deflação.

"Economia política não é uma aberração, mas uma realidade que deveria ser levada em conta nas nossas análises", comentou o banqueiro central indiano.

Ele afirmou que, diferentemente de países desenvolvidos, que têm experimentado períodos prolongados de inflação baixa, a Índia vem tentando reduzir o ritmo de alta dos preços, enquanto lida com complicações como indústrias que são prejudicadas pelos juros elevados e a moeda mais forte.

Segundo Rajan, o processo de tomada de decisão do Banco da Reserva da Índia, entre outras coisas, envolve "tentar tirar o calor da economia política e colocar dentro de estruturas, modelos técnicos, etc, e dizer: 'O que nós estamos fazendo é desinflação, sem nos preocuparmos muito com distribuição'. Em certa medida, essa estrutura nos dá proteção". Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS