PUBLICIDADE
Notícias

Parlamento do Iraque aprova plano para cortar gastos, em raro gesto de unidade

11:35 | 11/08/2015
O Parlamento do Iraque aprovou nesta terça-feira por unanimidade um ambicioso plano de reformas, prevendo corte de gastos e a eliminação de alguns cargos públicos, incluindo três vice-presidências basicamente simbólicas. Em um pouco frequente gesto de unidade, os legisladores aprovaram o plano sem debate, em um marcado contraste com as acaloradas discussões e os atrasos que marcaram tentativas anteriores de realizar reformas.

O plano, apresentado no domingo pelo primeiro-ministro Haider al Abadi, prevê o corte de gastos e a extinção dos cargos de três vice-presidentes e de três vice-premiês. Os postos extintos são altamente simbólicos e tradicionalmente eram distribuídos em função de interesses clientelistas dos governistas e de grupos religiosos.

A iniciativa é adotada após protestos em todo Iraque contra a corrupção e a má gestão, centrados nos frequentes cortes do fornecimento de eletricidade. O problema se torna ainda mais crítico diante da recente onda de calor no país. Fonte: Associated Press.

TAGS