PUBLICIDADE
Notícias

Milícia aliada ao governo do Mali deixa cidade ao norte do país

11:00 | 30/08/2015
Uma milícia aliada ao governo do Mali concordou em deixar a cidade de Anefis, no norte do país, que havia sido ocupada no início deste mês, após confrontos com grupos separatistas tuaregues. A missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) que atua no país avalia que o acordo é deve ajudar a manter o frágil tratado de paz.

O acordo foi feito após uma intervenção, no sábado, do presidente Ibrahim Boubacar Keita, segundo o porta-voz da coalizão de milícias, Fihroun Maiga. Na sexta-feira, a milícia, aliada do governo, insistia que iria ficar na cidade para impedir o retorno dos separatistas, ignorando os pedidos de grupos internacionais.

O presidente "ordenou a retirada da cidade, sem condições, e nós estamos obedecendo", disse Maiga. Segundo ele, os líderes da milícia irão enviar um helicóptero da cidade de Gao para Anefiz, para alertar os combatentes.

Em 2012, os separatistas tuaregues e extremistas islâmicos afiliados à Al-Qaeda conseguiram derrubar o governo, incitando uma intervenção militar liderada pela França no ano seguinte.

Em junho, o governo do Mali, as milícias aliadas e os separatistas assinaram um acordo de paz. No entanto, em meados de agosto aconteceram novos combates entre uma milícia e o principal grupo separatista tuaregue. Na quinta-feira, a ONU afirmou estar investigando quais os responsáveis por quebrar o tratado de paz. Fonte: Associated Press.

TAGS