PUBLICIDADE
Notícias

Milhares de migrantes chegam à Sérvia depois de passar pela Macedônia

Durante o fim de semana entraram na Sérvia, pela fronteira com a Macedônia, mais de 7 mil pessoas, principalmente refugiados sírios

08:09 | 24/08/2015

Pelo menos 2 mil migrantes chegaram na madrugada desta segunda-feira, 24, à Sérvia, em uma nova etapa de seu périplo rumo à Europa ocidental, depois que mais de 7 mil entradas foram registradas no país dos Bálcãs durante o fim de semana.

"Os últimos acontecimentos na Macedônia provocaram um congestionamento e agora temos milhares de refugiados que entram na Sérvia procedentes da Macedônia", disse Davor Rako, diretor da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), em Presevo, sul da Sérvia.

Rako afirmou que 2 mil pessoas atravessaram a fronteira na passagem de Miratovac, onde as autoridades sérvias e o Acnur instalaram um centro de recepção. Durante o fim de semana entraram na Sérvia, pela fronteira com a Macedônia, mais de 7 mil pessoas, principalmente refugiados sírios, informou o Acnur no domingo à noite.

Os migrantes prosseguiam a viagem para o norte da Sérvia depois de receber em Presevo os documentos necessários para permanecer no país por 72 horas. Eles seguiam para a Hungria, porta de entrada para a União Europeia (UE).

Os refugiados atravessaram antes a fronteira com a Grécia, país que registrou mais de 160.000 chegadas desde o início do ano. Mais de 42.000 passaram pela Macedônia desde meados de junho, segundo as autoridades locais.

Nesta segunda-feira, centenas de migrantes seguiam para a fronteira Grécia-Macedônia, por onde cruzavam em pequenos grupos para o país balcânico, segundo um correspondente da AFP presente em Idomeni, uma pequena localidade grega próxima da fronteira.

 

 

AFP

TAGS