PUBLICIDADE
Notícias

Mais de 160 crianças-soldados libertadas na República Centro-Africana

No total, 645 crianças foram libertadas por grupos armados centro-africanos desde a assinatura em maio de um acordo com o Unicef

11:40 | 29/08/2015
NULL
NULL

Um grupo de 163 crianças-soldados, incluindo cinco meninas, foi libertado na sexta-feira, 28, pelas milícias anti-Balaka em Batangafo, no oeste da República Centro-Africana, anunciou em um comunicado o Unicef.

No total, 645 crianças foram libertadas por grupos armados centro-africanos desde a assinatura em maio de um acordo com o Unicef, segundo o comunicado.

"Esta libertação é um sinal de que a implementação do compromisso assumido pelo chefe de um desses grupos, como parte do processo de paz e reconciliação, está no caminho certo", disse em Bangui o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Muhammad Malick.

Os líderes dos oito grupos armados da RCA, incluindo as milícias cristãs anti-Balaka e a ex-rebelião muçulmana Seleka, principais protagonistas do conflito, comprometeram-se em libertar milhares de crianças-soldados em maio, por ocasião da um Fórum em Bangui para a reconciliação nacional.

"Esperamos ver centenas de outras crianças libertadas antes do final do ano", disse ele.

O Unicef estima entre 6.000 e 10.000 o número de crianças engajadas em grupos armados na RCA desde que a violência começou em 2013.

AFP

TAGS