PUBLICIDADE
Notícias

Londres e Paris querem acabar com a crise dos migrantes

11:57 | 02/08/2015

Após uma semana de tensão, Londres e Paris demonstraram neste domingo o desejo de acabar "juntos" com o problema dos migrantes que arriscam a vida tentando atravessar o Canal da Mancha em direção ao Reino Unido.

"Acabar com esta situação é uma prioridade absoluta. Nossos dois governos estão determinados a conseguir, e a conseguir isto juntos", afirmaram os ministros do Interior francês e britânico, Bernard Cazeneuve e Theresa May, em um comunicado publicado pelo jornal francês Le Journal du Dimanche.

Os dois governos destacaram a cooperação mútua para tentar deter o exílio voluntário dos milhares de migrantes que aguardam na cidade francesa de Calais (norte) uma oportunidade para chegar à Inglaterra.

Os dois ministros destacaram os esforços respectivos. O Reino Unido ressaltou o aporte de "15 milhões de euros para reforçar a segurança na (região francesa de) Norte-Passo de Calais" e os 10 milhões de euros adicionais liberados esta semana. A França recordou que mobilizou "550 policiais" na região.

Mas uma semana especialmente complicada, com a morte de um migrante na madrugada de quarta-feira e milhares de tentativas de atravessar o Eurotúnel, reavivaram as tensões bilaterais.

"Estamos diante de populações que não aguentam mais", disse na sexta-feira o presidente francês, François Hollande, depois de anunciar que teria no mesmo dia uma conversa com o primeiro-ministro britânico, David Cameron.


AFP
TAGS