PUBLICIDADE
Notícias

John Kerry cobra líderes do Egito por uma reforma política

13:35 | 02/08/2015
Em visita ao Egito, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, pressionou os líderes locais por uma reforma política, como parte de uma estratégia para confrontar o extremismo religioso. Kerry também citou as eleições parlamentares como um marco importante para o país.

O secretário também reforçou, em reuniões com as autoridades egípcias no Cairo, que os Estados Unidos estão comprometidos em apoiar a luta do presidente Abdel Fattah Al de Sisi contra os extremistas, que realizaram ataques em todo o país nos últimos meses, principalmente na Península do Sinai. Mas Kerry disse que a campanha contra o terrorismo terá sucesso no longo prazo somente se o governo fizer mais para promover um sistema político aberto e com imprensa livre.

"Todos nós sabemos que derrotar o terrorismo exige uma estratégia de longo prazo. Ações de segurança nas fronteiras e aplicação da lei são partes significantes desta equação, mas é preciso, em primeiro lugar, persuadir e impedir que jovens se voltem para o terror", disse.

John Kerry liderou uma delegação dos Estados Unidos em um diálogo estratégico com o governo egípcio. O encontro não ocorria desde 2009, devido ao conturbado cenário político que atingiu o Egito desde a derrubada do ditador Hosni Mubarak, em 2011.

O secretário norte-americano viaja para o Qatar nesta noite de domingo para reuniões com líderes da Arábia Saudita, Qatar, Kuwait, Oman, Bahrain e Emirados Árabes Unidos, para conquistar apoio para o acordo nuclear com o Irã. Kerry falou, na reunião de hoje, no Cairo, que o acordo irá conter as capacidades nucleares de Teerã e será capaz de fazer os Estados árabes mais seguros. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS