PUBLICIDADE
Notícias

Jeb Bush deve criticar Hillary Clinton por ascensão do Estado Islâmico no Iraque

09:55 | 11/08/2015
O ex-governador da Flórida Jeb Bush usará um discurso na noite desta terça-feira na Califórnia para apontar a ex-secretária de Estado Hillary Clinton como em parte responsável pela ascensão do Estado Islâmico no Iraque. A fala será uma antecipação das trocas de críticas que podem ocorrer entre os dois nomes, caso ambos consigam ser nomeados por seus partidos para concorrer à Casa Branca.

Em discurso na Biblioteca Presidencial Ronald Reagan, Bush argumentará que a retirada das tropas dos Estados Unidos do Iraque, sob o governo do presidente Barack Obama, abriu caminho para o grupo terrorista avançar pelo Oriente Médio e dar ao Irã espaço para aumentar sua influência na região.

"Aquela retirada prematura foi um erro fatal, criando um vácuo que o Estado Islâmico agiu para ocupar - e que o Irã também explorou ao máximo", afirmará Bush, de acordo com trechos de seu discurso revelados na noite de segunda-feira. Segundo o republicano, o Estado Islâmico crescia, enquanto os EUA se retiravam do Oriente Médio "e ignoravam a ameaça".

Bush retratará em seu discurso a pré-candidata democrata como uma líder inconstante, que negligenciou o Iraque durante seu período como secretária de Estado, revertendo vitórias duras dos americanos e das forças aliadas. Lembrará que Hillary viajou muito pelo mundo, mas parou apenas uma vez no Iraque.

O pré-candidato republicano deve ainda prometer reconstruir as Forças Armadas dos EUA, após anos de cortes orçamentários impostos por republicanos e democratas no Congresso. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS