PUBLICIDADE
Notícias

Irã adia estreia do filme "Maomé" por motivos "técnicos"

O produtor disse à agência Tasmin que o adiamento foi provocado pela "incompatibilidade do filme com os sistemas de sonorização" de várias salas

06:10 | 26/08/2015

A estreia da superprodução iraniana "Maomé", que estava prevista para esta quarta-feira, 26, no Irã, foi adiada em pelo menos um dia por motivos "técnicos", informou o produtor e distribuidor do filme, Mohammad Reza Saberi. "Lamentavelmente, por problemas técnicos, a projeção será adiada em um dia. Esperamos que a partir da quinta-feira esteja disponível em 40 salas de Teerã e em 98 em outras regiões do país", declarou Saberi à agência Isna.

O produtor disse à agência Tasmin que o adiamento foi provocado pela "incompatibilidade do filme com os sistemas de sonorização" de várias salas. Com um orçamento de 40 milhões de dólares, financiados em parte pelo governo da República Islâmica, este filme sobre a infância do profeta é o mais caro da história do cinema iraniano.

Apesar da proibição religiosa de representar o profeta, o que pode provocar muitos problemas no mundo muçulmano, o diretor de "Maomé", Majid Majidi, disse acreditar que o filme será exibido sem incidentes.

O longa-metragem vai estrear em 143 salas de cinema do país e também será exibido na quinta-feira na abertura do Festival de Cinema de Montreal. O diretor também espera atrair o interesse dos distribuidores europeus.

Majidi, um dos cineastas mais renomados do Irã, disse que o objetivo do filme é tentar acabar com a "imagem violenta" do islã projetada por grupos jihadistas.

 

AFP

TAGS