PUBLICIDADE
Notícias

Helicóptero do exército cai e mata 17 pessoas no Afeganistão

17:45 | 06/08/2015
Um helicóptero militar do Afeganistão caiu nesta quinta-feira em uma região remota ao sul da província Zabul, matando 17 pessoas, sendo 12 soldados e cinco tripulantes, informaram autoridades.

O presidente do país, Ashraf Ghani, mandou condolências às famílias, enquanto o Taleban reivindicava o ataque à aeronave.

No entanto, o chefe de polícia da província, Mirwais Noorzai, disse que a causa do acidente ainda não era conhecida e que estava sob investigação. De acordo com o Ministério de Defesa, o acidente parece ter sido causado por um problema técnico, mas não deu mais detalhes.

O exército afegão tem lutado contra o Taleban sozinho desde que as forças dos EUA e da Otan concluíram sua missão de combate no final do ano passado, passando a oferecer apenas apoio e treinamento.

O helicóptero era de fabricação russa M-17 e estava voando entre a capital de Zbul, Qalat, e a cidade de Shinkay, a 20 quilômetros de distância.

O Taleban postou em seu site que o helicóptero foi atingido por um tiro de lança foguetes. Ainda não foi possível verificar a reivindicação, pois os insurgentes regularmente exageram em seus ganhos no campo de batalha.

Enquanto isso, na província de Logar, um homem que dirigia um caminhão carregado de explosivos detonou a carga perto de escritórios do governo, matando três policiais e cinco civis. Doze pessoas ficaram feridas.

O Taleban também assumiu a responsabilidade por esse ataque, dizendo em um comunicado

que eles visaram unidades paramilitares e militares.

Na cidade de Kandahar, entretanto, duas delegacias de polícia foram atacadas também pelo Taleban, com homens armados vestindo coletes com explosivos, de acordo com autoridades. Dois policiais e cinco terroristas morreram. Fonte: Associated Press.

TAGS