PUBLICIDADE
Notícias

Guarda costeira da Grécia resgata mais de 500 imigrantes do mar Egeu em 24 horas

11:25 | 19/08/2015
A guarda costeira da Grécia resgatou 534 imigrantes em 14 incidentes ao largo das costas das

ilhas do mar Egeu oriental de Lesbos, Chios, Agathonissi, Samos, Farmakonissi e Kos entre a manhã de ontem e a manhã desta quarta-feira. Uma criança, entre dois e três anos, foi encontrada inconsciente em um dos botes superlotados e foi levada ao hospital, de acordo com autoridades.

Esses números não incluem as centenas de pessoas que conseguiram alcançar as ilhas por meio de botes.

A Grécia tem enfrentado um número recorde de chegadas de imigrantes este ano, a maior parte em fuga do conflito na Síria e no Afeganistão. Cerca de 160 mil migrantes chegaram à Grécia

até agora desde janeiro, em comparação com os 43.500 registrados em todo o ano de 2014, de acordo com números da agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU), Acnur.

Poucos têm a intenção de permanecer na Grécia, que está se recuperando de uma crise financeira e tem uma taxa de desemprego superior a 26%. A intenção dos imigrantes é chegar ao norte da Grécia, na fronteira com a Macedônia e de lá cruzar os Bálcãs, indo para os países europeus mais prósperos do norte, especialmente a Alemanha e os países escandinavos.

No entanto, autoridades têm relatados problemas de superlotação nas ilhas. Além disso, com a temporada turística em seu pico, outro problema surgiu. Os regulares ferries estão lotados com turistas indo para as ilhas, o que significa que milhares de imigrantes têm sido incapazes de encontrar bilhetes para chegar à Grécia continental e prosseguir as suas viagens. Fonte: Associated Press.

TAGS