PUBLICIDADE
Notícias

Estado Islâmico assume atentado a principal mercado de Bagdá, matando 62 pessoas

09:25 | 13/08/2015
O grupo extremista Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo ataque com um caminhão-bomba em um mercado popular que estava lotado no leste de Bagdá, capital do Iraque, que matou ao menos 62 pessoas e deixou mais de 100 feridos. Os jihadistas disseram que o alvo era um local de encontro de xiitas e prometeram mais ataques.

O caminhão explodiu no mercado conhecido como Jameela, localizado no bairro de Sadr da capital iraquiana, pouco depois do amanhecer, de acordo com policiais locais. Ao menos 125 pessoas ficaram feridas. O mercado é o principal centro de produção e de vendas de alimentos da capital iraquiana.

Moradores da comunidade xiita correram para ajudar as vítimas, retirando cadáveres em sacos de lixo e em cobertores, e levando os feridos para hospitais locais em ambulâncias ou em carros próprios. A explosão tomou grande parte do mercado, deixando carbonizada barracas de madeira.

"As quintas-feiras do mercado são especialmente lotadas porque as pessoas vêm de outras províncias para estocar alimentos para o fim de semana", disse um policial, acrescentando que o caminhão que explodiu era refrigerado, por isso era impossível de distingui-lo entre os outros caminhões que entregam produtos no mercado.

O grupo Estado Islâmico anunciou a responsabilidade através de sua conta no Twitter. O grupo militante sunita detém um terço do Iraque e países vizinhos, como a Síria, e veem os xiitas e outras minorias religiosas como apóstatas. Fonte: Associated Press.

TAGS