PUBLICIDADE
Notícias

Em Havana, Kerry diz que "democracia genuína" seria melhor para Cuba

13:25 | 14/08/2015
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, realizou um discurso em Havana nesta sexta-feira, no evento que marcou oficialmente a reabertura da embaixada dos Estados Unidos na capital de Cuba. "Nós seguimos convencidos que o povo de Cuba estaria mais bem servido por uma democracia genuína, onde as pessoas fossem livres para escolher seus líderes, expressar suas ideias e praticar sua fé", afirmou a autoridade dos EUA.

Segundo Kerry, porém, as políticas de seu país para a ilha não resultaram em democracia. "Cabe aos cubanos moldar o futuro de Cuba", afirmou.

A bandeira norte-americana voltou a ser hasteada na embaixada americana em Havana pela primeira vez desde 1961. Kerry chegou à ilha na manhã desta sexta-feira, junto com uma delegação que inclui autoridades do Departamento do Comércio e do Tesouro, para uma visita de 10 horas, a primeira de um secretário de Estado dos EUA ao país em 70 anos. Congressistas favoráveis à abertura, cubano-americanos e empresários também estavam presentes.

Oficialmente, as relações diplomáticas foram retomadas no mês passado e a embaixada estava aberta desde então. Mas o hasteamento da bandeira marca o início simbólico de um novo capítulo nas relações bilaterais. A embaixada cubana em Washington teve sua bandeira hasteada em 20 de julho.

Hoje, os hinos dos dois países foram ouvidos em Havana. Dissidentes não foram convidados, mas participarão de uma recepção mais tarde e do hasteamento de uma segunda bandeira, na residência do chefe da missão em Havana. Funcionários dos EUA disseram que os dissidentes não foram convidados para a cerimônia de hasteamento da manhã porque havia restrições de espaço. Fontes: Associated Press e Dow Jones Newswires.

TAGS