PUBLICIDADE
Notícias

Coreia do Sul adota posição dura, em momento de tensão com Coreia do Norte

12:30 | 24/08/2015
A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, comprometeu-se a adotar uma posição dura nesta segunda-feira, o terceiro dia de negociações entre graduados funcionários das duas Coreias, em uma tentativa de contornar uma crise em que os vizinhos trocam ameaças de guerra.

O líder sul-coreano disse que, sem um pedido claro de desculpas da Coreia do Norte por causa de um ataque com mina que feriu dois soldados, a propaganda contrária a Pyongyang continuará. Os dois lados buscam uma forma de evitar uma escalada que poderia gerar mais baixas, especialmente do lado norte-coreano, menos avançado militarmente que seu vizinho.

O governo de Pyongyang, porém, precisa mostrar para seu povo que se mantém alerta diante de seu inimigo. O regime norte-coreano negou envolvimento com as explosões de minas e rejeitou a informação de Seul de que Pyongyang tivesse lançado um ataque com artilharia na semana passada. Um pedido de desculpas, nesse contexto, é algo difícil. A Coreia do Norte, por sua vez, exige que Seul pare com a propaganda em alto-falantes, realizada em retaliação pelos ataques com minas.

A presidente sul-coreana disse que Seul não ficaria parada, enquanto Pyongyang realiza uma escalada retórica e "ameaça nossa segurança nacional". Segundo ela, o governo da Coreia do Sul precisa de "um pedido de desculpas definitivo" e da promessa de que essas provocações não voltarão a ocorrer.

A Coreia do Norte afirmou que suas tropas na linha de frente estão prontas para um confronto, caso Seul não pare com a propaganda contra o regime. Fonte: Associated Press.

TAGS