PUBLICIDADE
Notícias

Coreia do Norte muda o fuso horário, em ação para reforçar nacionalismo

09:55 | 07/08/2015
A Coreia do Norte estabelecerá seu próprio fuso horário na próxima semana, recuando em 30 minutos sua hora padrão, que é um legado do domínio colonial japonês. O novo fuso horário passa a valer em 15 de agosto, aniversário de 70 anos da libertação coreana do domínio japonês, no fim da Segunda Guerra, informou nesta sexta-feira a Agência de Notícias Central do país. O estabelecimento da "hora de Pyongyang" acabará com esse legado, disse a agência oficial.

A hora local na Coreia do Norte, na Coreia do Sul e no Japão é a mesma - nove horas à frente do GMT. Foi estabelecida durante o domínio japonês sobre a Coreia unificada, domínio que durou entre 1910 e 1945. "Os perversos imperialistas japoneses cometeram tais crimes imperdoáveis, como tirar da Coreia até sua hora padrão, enquanto destruíam sem piedade sua terra com 5 mil anos de história e cultura e mantinham uma inédita política de eliminar a nação coreana", disse a agência.

A medida aparentemente busca fortalecer a liderança do jovem líder Kim Jong Un, recorrendo a sentimentos nacionalistas e anti-imperialistas, disse Yang Moo-jin, professor da Universidade de Estudos da Coreia do Norte em Seul. Kim assumiu após a morte de seu pai, Kim Jong Il, no fim de 2011.

Muitos coreanos, especialmente os mais velhos, dos dois lados da fronteira ainda guardam muito ressentimento em relação à ocupação colonial japonesa. Centenas foram forçados a lutar e a trabalhar em condições de escravidão. Além disso, coreanas eram forçadas a se prostituir em bordéis operados pelos militares japoneses durante a guerra.

A Coreia do Sul diz que usa o mesmo fuso horário que o Japão porque é mais prático e está de acordo com a prática internacional. O governo sul-coreano disse que o novo fuso horário no país vizinho pode atrapalhar um pouco uma zona industrial comum na fronteira e também os esforços para reduzir as diferenças entre as nações, separadas em 1945. Fonte: Associated Press.

TAGS