PUBLICIDADE
Notícias

Turquia autoriza EUA a usar diversas bases aéreas contra Estado Islâmico

19:10 | 24/07/2015
A Turquia autorizou que diversas bases aéreas sejam usadas pela coalizão liderada pelos EUA para ataques aéreos contra os extremistas do Estado Islâmico, disse o Ministério de Relações Exteriores da Turquia, em comunicado.

De acordo com o ministério, a força aérea da Turquia também vai tomar parte nas operações. O comunicado diz que a cooperação da Turquia "possa fazer a diferença" na campanha contra o grupo extremista.

Mais cedo, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que a Turquia concordou em deixar os EUA a usar a base aérea Incirlik no sul da Turquia "dentro de um determinado âmbito", sem dar mais detalhes.

A confirmação de Erdogan ocorreu algumas horas após jatos das forças da Turquia atingirem alvos do Estado Islâmico na fronteira com a Síria. Um grupo de direitos humanos sírio disse que os ataques aéreos mataram ao menos nove militantes. A televisão estatal TRT afirmou que os caças turcos não violaram o espaço aéreo sírio.

O ataque aéreo, que ocorreu um dia depois de militantes do Estado Islâmico terem matado um soldado turco em um posto de controle na fronteira, é uma forte mudança de estratégia da Turquia, que relutava em se juntar a coalizão liderada pelos EUA contra o grupo extremista.

O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, afirmou que os ataques aéreos "removeram potenciais ameaças" para a Turquia e alvos foram atingidos com "100% de precisão". Ele não desconsiderou futuros bombardeios, afirmando que o país está determinado a repelir todas as ameaças de terrorismo. Fonte: Associated Press.

TAGS