PUBLICIDADE
Notícias

Turquia aprova ataques aéreos dos EUA contra o Estado Islâmico em solo turco

15:50 | 23/07/2015
Após meses de negociação, a Turquia concordou em permitir que o Exército dos Estados Unidos lance ataques aéreos contra o Estado Islâmico de uma base aérea próxima a fronteira do país com a Síria, afirmaram oficiais da defesa turca.

O acordo, tratado entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, permite que os EUA utilizem a base aérea de Incirlik, no leste da Turquia, para enviar aviões tripulados e não tripulados para atacar militantes do Estado Islâmico, disseram os oficiais. Os dois líderes conversaram na quarta-feira, informou a Casa Branca.

O uso da base de Incirlik é parte de um acordo maior entre os EUA e a Turquia para aprofundar a cooperação na luta contra o Estado Islâmico, que se torna cada vez mais perigoso para a Turquia.

Na quinta-feira, as forças do Estado Islâmico na Síria e o Exército da Turquia entraram em batalha na fronteira, deixando ao menos um soldado turco morto. "Eles estão em uma guerra contra o Estado Islâmico exatamente na fronteira", disse um oficial de defesa. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS